TPM -Tensão Pré-Menstrual



A famosa Tensão Pré-Mentrual...

Sabe aqueles dias em que você acorda querendo socar o primeiro que te der bom dia?
Bom, acho que isso é estar na TPM. No meu caso, ESTOU na TPM agora, por isso o mau humor tomando conta do meu dia-a-dia e judiando das pessoas que me cercam.
Não é todo mês que a malvada TPM nos alcança, mas quando ela vem... sai de baixo!!!
O péssimo humor é apenas um dos sintomas da TPM (pelo menos em mim). A vontade de comer doce se torna algo incontrolável, principalmente chocolate (ontem mesmo comi metade de um ovo de páscoa).
Entre os sintomas da TPM estão:

Ø     Irritabilidade (nervosismo),
Ø     Ansiedade (alteração do humor com sentimentos de hostilidade e raiva),
Ø     Depressão (com sensação de desvalia, distúrbio do sono, dificuldade de concentração)
Ø     Dor de cabeça,
Ø     Dor ou aumento da sensibilidade das mamas,
Ø     Retenção de líquidos (inchaço ou dor nas pernas),
Ø     Cansaço,
Ø     Desejos por alguns alimentos como chocolates, doces e comidas salgadas.

Algumas soluções em casos de TPM:

Ø     Orientação: explicar que a TPM não é grave e que os sintomas podem variar a cada ciclo,
Ø     Modificações alimentares com diminuição da gordura, sal, açúcar e cafeína (café, chá, bebidas a base de colas),
Ø     Modificações alimentares com diminuição da gordura, sal, açúcar e cafeína (café, chá, bebidas a base de colas),
Ø     Fracionamento das refeições,
Ø     Dieta com boas fontes de cálcio (leite e iogurte desnatado) e magnésio (espinafre), diminuição da ingestão de álcool,
Ø      Parar de fumar,
Ø     Fazer exercícios regulares (aeróbicos: 20 minutos 3 vezes por semana),
Ø     Manejar o estresse.

Bom, se todas essas soluções funcionam eu não sei, mas que uma boa barra de chocolate consegue me acalmar... Isso consegue... Hehehehehe.
É isso...

TPM para Luiz Fernando Veríssimo


;***

Nenhum comentário:

Postar um comentário